quarta-feira, 25 de junho de 2008

Portugal no topo da lista da obesidade infantil

O estudo da OMS revela que 22% das raparigas e 25 % dos rapazes com 11 anos têm excesso de peso. Portugal está no topo da lista no que diz respeito a crianças obesas. É o que revela um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado em 41 países, que pretendia analisar as desigualdades na saúde dos jovens.
Foram inquiridas mais de 200 mil crianças e jovens dos 11 aos 15 anos de idade de vários países e um dos parâmetros estudados foi a obesidade.

A investigação revela que Portugal fica em terceiro lugar, antecedido de Malta e dos Estados Unidos. O estudo mostra que 22% das raparigas e 25 % dos rapazes com 11 anos, têm excesso de peso. No que diz respeito ao grupo etário dos 13 anos, Portugal desce para a décima posição, com 13 % da raparigas e 18 % dos rapazes a revelarem peso a mais. Na faixa etária dos 15 anos, Portugal volta a subir para a sexta posição, com 13 % das raparigas e 22 % dos rapazes acima do peso normal. Calcula-se que em todo o Mundo existam mais de 22 milhões de crianças obesas ou com excesso de peso. Surgem 400 mil novos casos por ano. Fonte: TVI

Sem comentários: